Zika vírus: o que é, sintomas, tratamento e transmissão

aedes-aegypti

Quem acompanha o noticiário certamente se deparou, recentemente, com casos de uma “doença misteriosa” que deixou inúmeras vítimas principalmente na região da Bahia e em alguns lugares do Norte e Nordeste do Brasil. Pesquisadores do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia identificaram o Zika vírus como o responsável pelo surto.

O que é o Zika vírus

Há cerca de 20 anos, o Zika vírus foi isolado em seres humanos pela primeira vez na Nigéria. Do país, ele teria se espalhado por diversas áreas do mundo até entrar no Brasil em 2014, provavelmente trazidos por turistas que vieram acompanhar a Copa do Mundo no ano passado.

Transmissão do Zika vírus

No Brasil, o Zika vírus encontrou no Aedes aegypti o responsável por sua transmissão. Como você já deve saber, o mosquito é o mesmo que transmite a dengue, a febre amarela e a febre chikungunya.

Sintomas do Zika vírus

Os sintomas do Zika vírus são semelhantes aos da dengue. Febre de cerca de 38 graus, dor de cabeça, dores no corpo, diarreia e enjoos. O paciente ainda pode apresentar coceira e erupção cutânea no rosto e no corpo, além de conjuntivite e fotofobia.

Como é o tratamento contra o Zika vírus

Não existe vacina contra o Zika vírus, apenas prevenção combatendo focos do mosquito Aedes aegypti. O tratamento para aliviar sintomas visa a introdução de analgésicos, anti-inflamatórios e antitérmicos livres de ácido acetilsalícico. Especialistas recomendam que um médico deve ser procurado assim que os primeiros sintomas surgirem.

Deixe uma resposta