DST´s

Existem várias doenças venéreas causadas por diversos tipos de agentes, tais como fungos, bactérias e vírus. Entre as principais, podemos citar AIDS, Hepatite B, Linfogranuloma Venéreo, Gonorréia, Herpes Genital, Candidíase, Sífilis e Cancro Mole. Atualmente, observa-se ocorrência freqüente destas doenças entre adolescentes e adultos jovens, devido a elevados índices de troca de parceiros sexuais. É também cada vez maior o índice de associação de dois ou mais agentes, levando a complicações.

doenas-sexualmente-transmissveis-Entre as principais conseqüências de uma doença venérea não tratada estão a disseminação para outras partes do corpo, úlceras, complicações neurológicas, infecções, infertilidade, desenvolvimento de tumores e gestação comprometida. Nos casos mais graves, verifica-se ainda o aumento do risco de contrair outras infecções, podendo levar até à morte.

Portanto, se você apresentar qualquer sintoma que possa indicar a presença de um agente causador destas doenças, tais como lesões, vermelhidão, inchaço, coceira, ardência, secreção ou dor, procure imediatamente um médico especializado. É importante ressaltar também que a pessoa pode estar contaminada e não apresentar sintomas, o que não diminui o risco de transmissão. Além disso, doenças mais graves, como a Hepatite B, podem apresentar sintomas mais comuns, como falta de apetite, febre, náuseas, vômitos e diarréia.

Os tratamentos, em geral, são feitos através de medicamentos e, em alguns casos, micro-cirurgias para remoção de lesões. Algumas doenças, no entanto, como a AIDS, a Herpes Genital e a Hepatite B não têm cura, sendo possível apenas diminuir as manifestações da doença, amenizando os sintomas e complicações.

Por isso, o melhor a fazer é prevenir. A camisinha é a proteção mais indicada para a maioria das doenças sexualmente transmissíveis. Entretanto, outras medidas podem ser tomadas para diminuir ainda mais o risco de contração, como cuidados com a higiene genital, escolha do parceiro e acompanhamento médico anual, especialmente para as mulheres, que são mais suscetíveis a infecções. O médico deverá encaminhá-lo à realização de exames laboratoriais, que são a forma mais eficaz de identificar uma doença e, assim, aplicar o tratamento adequado.

Além disso, verifique

tratamento-de-tuberculose

Tuberculose

Tuberculose Agente Etiológico É uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo ...

Deixe uma resposta