Colesterol

lnjanoe_maslo_polzaO colesterol é uma substância extremamente necessária em nosso organismo. Entre suas principais funções estão: constituir a membrana das células, revestir as estruturas intracelulares, atuar na fabricação de hormônios e participar da composição da vitamina D (essencial para os ossos e para o crescimento).

O colesterol, embora tenha estrutura de álcool complexo, comporta-se como gordura e não se dilui no sangue. Para se movimentar dentro do organismo, ele é carregado pelas lipoproteínas. Enquanto o LDL leva a substância do fígado para as demais partes do corpo, o HDL trata de eliminar o excesso. Por isso, o primeiro é chamado de colesterol ruim e o segundo, de colesterol bom.

Cerca de 75% do colesterol é produzido em nosso próprio fígado. O restante é ingerido pela nossa alimentação. Alimentos como carnes vermelhas gordas, queijos gordurosos, miúdos, frutos do mar, ovos, embutidos (salame, salsicha, presunto e mortadela), banhas, torresmo, toucinho defumado, massas folhadas e doces recheados são os mais ricos em colesterol.

Existem ainda outros fatores de risco para os distúrbios da quantidade de colesterol no organismo, tais como predisposição genética, fumo, estresse, sedentarismo, obesidade, idade avançada, hipertensão arterial, diabetes, histórico de doença cardiovascular precoce em parentes de primeiro grau ou outras doenças crônicas.

As principais complicações dos níveis de colesterol alterados são a aterosclerose, que consiste no endurecimento dos vasos sanguíneos pelo acúmulo de gordura, e o infarto do miocárdio. Entretanto, os sintomas só costumam aparecer quando o problema já é grave. Por isso, toda pessoa com mais de 20 anos deveria realizar exames de colesterol a cada 5 anos. E aqueles incluídos no grupo de risco devem ter ainda outros cuidados.

Atitudes que ajudam a controlar os níveis de colesterol são hábitos alimentares saudáveis, prática de exercícios regulares e o controle de outras doenças, como diabetes e pressão alta. Além disso, nunca se esqueça de procurar seu médico após a realização dos exames. Somente ele poderá fazer a interpretação correta do resultado e, se necessário, solicitar outros exames ou receitar o tratamento adequado.

Além disso, verifique

tratamento-de-tuberculose

Tuberculose

Tuberculose Agente Etiológico É uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo ...

Deixe uma resposta