Alimentação Saudável no Inverno

img_saudavelO inverno chegou. E junto com ele veio a preguiça, aquela vontade de ficar debaixo das cobertas vendo um filme e uma fome incontrolável. Nesta época do ano, nosso corpo gasta mais energia para manter-se aquecido. Por isso, sentimos necessidade de ingerir mais calorias e “economizar” energia, fazendo menos exercícios físicos.

Entretanto, precisamos cuidar para não exagerar e acabar prejudicando nossa saúde. É importante continuar ingerindo pelo menos dois litros de água por dia. Para aquecer o corpo, parte deste líquido necessário pode ser consumida em forma de chás de ervas.

O consumo de frutas, legumes e verduras também é importante. Vegetais próprios da época, como as frutas cítricas, acerola, kiwi, caju, tomates, vegetais folhosos crus, morango, repolho, pimentão verde, cenoura, abóbora, batata-doce, damasco seco, brócolis e melão, além dos cereais, das carnes magras e dos derivados de leite, são ótimas fontes de nutrientes. Além de manter as funções do organismo equilibradas, estas substâncias também ajudam na produção de anticorpos, prevenindo doenças comuns no inverno, como a gripe.

Mas não basta apenas comer com qualidade. É preciso regular também a quantidade. O ideal é fazer de 5 a 6 refeições leves ao dia, com um intervalo de cerca de três horas entre elas. A principal refeição do dia é o café da manhã, pois é quando o corpo está há mais tempo sem ingerir fontes de energia e precisa se alimentar para o resto do dia.

E, finalmente, não se deve abandonar os exercícios físicos. Quem freqüenta a academia durante o verão deve continuar o fazendo durante o inverno. Quem não tem muito tempo, deve procurar fazer pelo menos uma caminhada de meia hora, no mínimo três vezes por semana.

Lembre-se sempre que cuidar da saúde o ano inteiro evita a correria das dietas e horas de academia no verão. Manter-se saudável é a melhor maneira de viver mais e melhor.

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