Aleitamento Materno

aleitamento-maternoUm processo de amamentação eficaz começa antes mesmo do parto, quando a mãe deve aprender o máximo sobre aleitamento, enquanto ainda não está cuidando de uma criança durante todo o dia.

Logo após o nascimento, o bebê estará ansioso para mamar e, durante os primeiros meses de vida deve ser alimentado sempre que sentir necessidade. Isto deve acontecer aproximadamente a cada duas horas. Os bebês que mamam no peito têm fome com mais freqüência porque o leite materno é digerido mais facilmente do que os leites artificiais.

Aos poucos, o seu corpo e o do bebê vão se adaptando e adotando uma rotina mais previsível. Se o bebê dorme bem, molha as fraldas várias vezes por dia e está ganhando peso, o leite não está sendo pouco.

Até os seis meses de idade, o leite materno deve ser alimento exclusivo dos bebês, pois seu sistema digestório não é capaz de absorver outros alimentos. A partir desta idade, pode-se introduzir, aos poucos, água, chás, sucos, frutas e verduras. Mas a amamentação no peito não deve ser interrompidapelo menos até o primeiro ano de vida, pois os novos alimentos são apenas complementos na alimentação e o leite materno ainda é a principal fonte de nutrientes.

O leite materno é o alimento mais completo para os bebês. Possui anticorpos que protegem contra diversas doenças, infecções e alergias, é livre de bactérias, é de graça, está sempre pronto e na temperatura ideal. Além disso, pesquisas comprovam que crianças amamentadas no peito possuem melhor desenvolvimento físico, intelectual, social e emocional.

Os benefícios da amamentação se estendem ainda para a mãe, ajudando em uma recuperação mais rápida após o parto e protegendo sua saúde, reduzindo o risco de câncer de mama, diabetes e osteoporose. Para a família, proporciona a oportunidade de desenvolver o vínculo afetivo com o bebê, além de ser um ato econômico e ecológico, já que a criança é mais saudável e não necessita alimentos extras.

As mães que trabalham também não precisam se preocupar, pois além da licença maternidade, a lei também garante a amamentação exclusiva até os seis meses de idade. Caso a mãe tenha problemas com a amamentação, deve procurar orientação médica, para que seja indicada uma fórmula infantil com propriedades quase iguais ao do

Além disso, verifique

tratamento-de-tuberculose

Tuberculose

Tuberculose Agente Etiológico É uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo ...

Deixe uma resposta